Insônia na Cetogênica: como voltar a dormir!



Mediu os corpos cetônicos, confirmou elevação, e notou que dormir se tornou o maior problema da sua vida? Insônia é a mais séria questão da cetose.


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Insônia, como constipação, são temas bem complexos na cetose e não podem ser resumidos a um suplemento. Vamos a alguns pontos:


– Está jantando cedo demais e tendo hipoglicemia, porque até em cetose o cérebro usa 30% da energia vinda de carboidratos = comer mais tarde, uma refeição com os três macronutrientes, sendo os carboidratos preferencialmente de baixo índice glicêmico


– Está jantando cedo demais e usando pouca gordura, o cérebro não terá combustível para cruzar a noite = comer mais tarde, refeições ricas em proteínas e gorduras. Se possível, acrescentar mct e óleo de coco


– Eventos tristes e recentes levaram à queda de serotonina = buscar um profissional ou, caso não sofra de desordens ligadas ao excesso ou sobe-e-desce de serotonina, como esquizofrenia e bipolaridade, e não utilize antidepressivos, tomar a dose mínima (50mg) de 5htp e observar efeito rebote, gerenciando doses. Contudo, a melhor forma de elevar serotonina é RESPEITAR CICLO CIRCADIANO e fazer MASSAGEM ANTES DE DORMIR. Isso significa fim de exercícios intensos e jejum, fim de telas após 17h, redução de luzes e estímulos intelectuais. Aposte em alimentos ricos em serotonina, como cacau e nozes chilenas à tardinha. Coma estes alimentos distante das proteínas.


– Pensamento em espiral, angústia, estresse geram picos de estressores durante a noite: novamente, massagem, óleos essenciais, banho morno serão as chaves. Música terapêutica é outra chave FANTÁSTICA. O EMDR e o Brainspotting para estresse pós-traumático nos trarão a música bilateral com fones de ouvido para dormir. Link para o canal do Ph.D David Grand, criador do Brainspotting: https://www.youtube.com/watch?v=Eu_kSaFzSR0


– Sempre que cruzamos com o pensamento em espiral, há apenas uma alternativa: aja agora. Sai da cama, faz algo na casa, sai da mente. A ação é, neurologicamente, a solução da estagnação mental. Isso é ancestral e está registrado na parte arcaica do cérebro: não luta com ela, porque seus grandes argumentos, pesquisas e falatórios fracassarão terrivelmente. Experimente música bilateral, respiração profunda e yoga direcionado (nidra).


– Pré-menopausa, menopausa, perda de peso abrupta ou déficit calórico excessivo que levou à desregulação de estrogênio x progesterona e ao consequente aumento de cortisol = buscar profissional especializado, reduzir o rápido emagrecimento, elevar calorias e carboidratos. Caprichar na higiene de sono, massagem e fugir totalmente do estresse por alguns meses. Observar se isso ocorre diariamente ou se é agravado na ovulação e tpm.


– Problemas de eletrólitos (magnésio, potássio e sódio): ativarão adrenais e eixo hpa, acusando ao corpo modo de luta ou fuga durante a madrugada = elevar eletrólitos e água significativamente. Manter em mente que uma vida regida pelo modo de luta ou fuga agravará o problema à noite. Suplementar magnésio à noite (indico o treonato, de qualquer marca ou manipulado), tomar suplemento de sal light nas doses sugeridas pelo guia de eletrólitos e optar por cremes de abacate e espinafre à noite. Alimentos cremosos, repletos de magnésio.


QUEM SOU EU


Olá, eu me chamo Juliana Szabluk e sou criadora do site Revolução Keto, o maior projeto sobre Dieta Cetogênica no Brasil. Sou Psicoterapeuta e Consultora Nutricional certificada e especializada em Dieta Cetogênica pela Fundação Tim Noakes / Nutrition Network. Também, tenho especialização em aplicação médica da Dieta por uma das maiores fundações de Cetogênica Terapêutica no mundo, a Matthews Friends. Sou graduanda em Terapias Integrativas e Complementares, onde aprendemos como incontáveis terapias físicas e mentais atuam sobre a fisiologia humana. São as PICS, hoje tão utilizadas no SUS.


Meu trabalho interliga psicologia, nutrição e outras técnicas, sendo que faço parte da equipe de voluntários do Psiquiatra de Harvard, Dr. Chris Palmer, o grande nome da Cetogênica para doenças mentais. Minha experiência prática soma centenas de acompanhamentos individuais voltados a transtornos alimentares, psiquiátricos e neurológicos.


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Insônia na Cetogênica: como voltar a dormir! Insônia na Cetogênica: como voltar a dormir! Reviewed by ADM on junho 07, 2021 Rating: 5

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