Interpretando Exames Laboratoriais - 4º Dia



Programação do dia:


• 19:00 – Dr. Raphael Queiroz – Lipidograma e hormônios da tireoide.


RESPOSTAS:


1) metimazol e propiltiouracil são fármacos diferentes, mas ambos inibem a tireoperoxidase e, consequentemente, a síntese dos hormônios T3 e T4. Só o segundo pode inibir as deiodinases em doses maiores, reduzindo a conversão periférica de T4 em T3, assim como o propranolol. São fármacos relativamente bem tolerados, com poucos efeitos adversos. No entanto, metimazol é a primeira escolha porque propiltiouracil tem maior potencial hepatotoxico, sendo o último reservado para situações mais graves e pacientes grávidas (primeiro trimestre). Eles podem eventualmente causar hipotireoidismo temporário caso não estejam adequadamente titulados. Iodo radioativo pode levar a destruição da glândula e conversão do hipertiroidismo em hipotireoidismo.


2) betabloqueador pode sim ser usado em emergência hipertensiva, mas não é primeira escolha. A primeira escolha, na maior parte dos casos, inclusive crianças, é o nitroprussiato de sódio – liberador de NO de ação rápida. BB seletivo pode ser útil se paciente tem insuficiência coronariana ou dissecação da aorta.


3) o tratamento de hipo ou hiper é para vida toda, mas anualmente o paciente deve ser acompanhado para saber da necessidade de ajustar doses. No entanto, os especialistas julgam que é mais fácil manejar o hipotireoidismo que o hipertiroidismo, porque os efeitos sistêmicos do excesso de hormônio tireoidiano são mais importantes, principalmente a nivel de sistema cardiovascular. Em algumas situações o paciente com Doença de Graves (hipertiroidismo autoimune) pode entrar em remissão ou mesmo desenvolver hipotireoidismo, devido a uma exaustão da glândula.


REFERÊNCIAS IMPORTANTES:


http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/revista/24-1.pdf


https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2019001000787&script=sci_arttext&tlng=pt


http://www.tireoide.org.br/galerias/19/

Interpretando Exames Laboratoriais - 4º Dia Interpretando Exames Laboratoriais - 4º Dia Reviewed by ADM on julho 08, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.