Laranja ajuda a engordar ou a emagrecer?



Olá Nutricionista! Eu sou o Wagner dos Reis, também nutricionista. Você prescreve suco natural de laranja para seu paciente ou prescreve a laranja em forma de fruta?


Há muitos anos, o consumo de suco de laranja foi considerado vilão no nosso meio, por ser considerado uma bebida que poderia levar ao ganho de peso. É claro, que se o paciente consome um copo de suco natural de laranja, ele estará consumindo o sumo de aproximadamente três laranjas médias, que pode ser exagero, em alguns casos. Mas tem muitas pessoas que adoram consumir o suco natural, pelo fato de ser saudável. Acabam ingerindo 2, 3 ou mais copos por dia.


De uma maneira simples, vou fazer uma comparação entre o suco natural de laranja e a laranja com todo o seu bagaço, considerando o índice glicêmico, ou seja, a velocidade com que o alimento eleva o açúcar no sangue, e a carga glicêmica, que é uma medida da quantidade de açúcar presente na porção do alimento consumido, que vai impactar na concentração de glicose plasmática.


Uma laranja de aproximadamente 120g possui o IG considerado baixo e uma carga glicêmica baixa, enquanto que o 250mL de suco natural de laranja possui um índice glicêmico baixo e carga glicêmica média. Logo, se considerarmos a quantidade de açúcar presente nesses alimentos, o suco de laranja possui uma quantidade maior, o que pode ser ruim em alguns casos.


E consumir a laranja com o bagaço é interessante devido à sua maior quantidade de fibras.


E agora, vamos falar do outro lado da moeda… Será que a laranja pode auxiliar na redução do peso?


Se a resposta for sua for sim, você está corretíssimo!


A laranja possui, além de vitamina C, fibra dietética, carotenóides e alguns flavonóides. Dentre esses flavonóides, destacam-se a naringenina, hesperidina, nobiletina, dentre outros. Uma revisão publicada em 2016 discutiu a relação de alguns fitiquímicos em mecanismos específicos envolvidos para a perda de peso. E nesse trabalho a naringenina e nobiletina foram mencionadas, com ações no aumento de CPT1- carnitina palmitoil transferase do tipo 1, responsável por facilitar a entrada de ácidos graxos na mitocôndria para ser B-oxidada, contribuindo assim no emagrecimento.


Um estudo anterior, de 2013, mostrou que as calorias vindas do suco natural de laranja, em comparação com alimentos industrializados, contribuíam para a redução do peso, sendo consideradas calorias saudáveis.


Então, me conte, gostou desse vídeo? Fique à vontade para compartilhar essas informações e nos vemos no próximo.


Até breve.

Laranja ajuda a engordar ou a emagrecer? Laranja ajuda a engordar ou a emagrecer? Reviewed by ADM on julho 21, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.